top of page
Search
Campeonato Portugal Velocidade

5 Histórias do Paddock


A ronda do Autódromo Internacional do Algarve sagrou os campeões do Iberian Supercars e do Supercars Jarama RACE, mas houve outros motivos de interesse e de conversa no paddock.

 

 

Estreias prometedoras com 2025 em mente

 

A temporada ainda não terminou, falta ainda a ronda do Autódromo do Estoril do Campeonato de Portugal de Velocidade, mas equipas e pilotos já fazem as suas avaliações para a época de 2025, tendo se verificado inúmeras estreias no Algarve.

 

Gonçalo Fernandes foi uma agradável surpresa ao lado de Francisco Mora, contribuindo para que a dupla do Porsche 718 Cayman GT4 da Veloso Motorsport garantisse dois segundos lugares nas provas do circuito de Portimão. O ex-campeão Campeão de Portugal de Ralis Júnior será certamente uma peça importante no mercado de pilotos durante o defeso.

 

Bailey Voisin, piloto da Aston Martin que este ano competiu em LMP3 nas European Le Mans Series, reforçou a Araújo Competição na ausência de Gonçalo Araújo ao lado de Bruno Pereira no Aston Martin Vantage GT4 operado pela equipa, tendo evidenciado um bom ritmo num plantel que considerou ser de grande gabarito de um campeonato bem organizado.

 

Lourenço Monteiro, um ex-FPAK Junior Team, voltou a fazer equipa com Álvaro Gutierrez aos comandos de um dos McLaren 570S GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, ao passo que na Team VRT, Salvador Tineo teve como colega de equipa Jeremie Lesoudier no seu habitual Mercedes AMG GT4. O piloto francês quis tomar um primeiro contacto com a competição ibérica.

 

A equipa espanhola pela primeira vez este ano colocou o seu segundo carro de Estugarda em pista para a dupla Nigel Greensall e Harry Barton. Os dois britânicos mostraram boa competitividade e não deixaram de se mostrar impressionados com o nível que encontraram no Iberian Supercars.

 

Bruno Pires teve também um novo colega de equipa que mostrou um bom patamar competitivo – Mark Kastelic. O jovem esloveno de dezassete anos compete este ano no GT4 Italia e tem como forte possibilidade dar um passo em frente na sua carreira e disputar em 2025 o Iberian Supercars.



O regresso da JC Group Racing Team

 

A JC Group Racing Team, depois de algumas provas de ausência, regressou à caravana do Iberian Supercars na sua máxima força – com o Mercedes AMG GT4 Gabriela Correia e o Cupra TCR partilhado para Beatriz Correia e José Correia.

 

A jovem piloto do GT4 de Estugarda não teve uma passagem fácil pelo Algarve, com questões técnicas no seu carro a condicionar o seu andamento e, por conseguinte, os seus resultados, muito embora na segunda prova de domingo tenha já mostrado um ritmo mais interessante.

 

O duo do Cupra, que pela primeira vez este ano esteve presente no Iberian Supercars, esteve em bom plano, garantindo dois segundos lugares na categoria geral de Turismo.

 

A equipa que apoia a família Correia deverá marcar presença na etapa do Estoril, que se realiza no final de Novembro e início de Dezembro, que marcará o fim da temporada.



Simon Moore vence título apesar de acidente de viação

 

Simon Moore teve uma passagem difícil pelo Autódromo Internacional do Algarve, que ainda assim se traduziu nos títulos da divisão GTX do Iberian Supercars e Supercars Jarama RACE.

 

O piloto que faz equipa com Tomás Pinto Abreu aos comandos de um Ginetta G50 da Tockwith Motorsports sofreu um acidente de viação na semana que antecedeu o evento, tendo a sua participação ficado em dúvida.

 

O inglês, contudo, com a possibilidade de vencer dois títulos, mostrou um grande espírito de sacrifício, participando em todo o fim-de-semana, apesar das dores e desconforto que sentiu, sobretudo em corrida. O esforço de Simon Moore foi recompensado e, com um quinto e um quarto lugares, sagrou-se campeão da divisão GTX em ambas as competições juntamente com o seu colega de equipa.



Debute a pensar em 2025

 

Na divisão da GTX, a grande novidade foi o Porsche Cayman GT4 CS preparado pela Speedy Motorsport dividido por Pompeu Simões e Duarte Camelo, um ex-integrante da FPAK Junior Team.

 

O duo estreou-se na divisão, no caso de Pompeu Simões um debute absoluto no campeonato, mas mostrou-se competitivo desde os treinos-livres e esteve na luta pelos lugares do pódio, mostrando haver potential para o futuro.

 

Depois de dois segundos lugares no Algarve, a dupla prepara já a etapa do Estoril com 2025 em mente.



Todo o foco no Estoril

 

Com o fim da época do Iberian Supercars e Supercars Jarama RACE fica por disputar a derradeira etapa do Campeonato de Portugal de Velocidade, estando ainda por decidir todos os ceptros, excepto na divisão TCR, em que Daniel Teixeira é já o virtual vencedor, o que garante um fim-de-semana pleno de emoções fortes.

 

A contar apenas para a competição lusa, não são esperados quarenta inscritos, como aconteceu consistentemente no concorrido certame ibérico, mas aguarda-se uma grelha de partida que poderá ultrapassar as vinte e cinco viaturas, assegurando um espetáculo fabuloso para o final da temporada nacional.

 

Tal como como etapa que teve como palco o mais histórico autódromo português, é esperado muito público na ronda do Estoril do Campeonato de Portugal de Velocidade, no fim de semana de 30 de Novembro e 1 de Dezembro, assim como diversas actividades e iniciativas no paddock.

 

O programa do Estoril Endurance Festival conta também com os 250 km do Estoril, a prova de encerramento de temporada do Iberian Historic Endurance, além de corridas do Single Seater Series, Carrera Los 80 e as 2 Horas do Group 1 Portugal e Troféu Mini.



9 views0 comments

Yorumlar


bottom of page