top of page
Search
Campeonato Portugal Velocidade

A Festa já começou no Autódromo do Estoril

A acção já começou no Autódromo do Estoril, onde este fim-de-semana se disputa a segunda etapa do Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade, tendo sido realizadas duas sessões de testes para que as equipas e pilotos possam preparar as qualificações e as corridas.



Tempos demonstram competitividade

 

As sessões de testes podem ser sempre enganadoras, uma vez que não se sabe em que condições roda cada um dos carros, algumas equipas não gostam de mostrar o seu jogo, escondendo o seu verdadeiro potencial, podendo muitas vezes dar imagens irreais do verdadeiro equilíbrio de forças.

 

No entanto, ninguém deixa de olhar para as tabelas de tempos para tentar perceber quem poderá ser o mais competitivo num circuito que, sobretudo para as equipas portuguesas, é bem conhecido de todos.

 

Na primeira sessão, bastante encurtada devido a uma bandeira vermelha, Miguel Lobo e Francisco Mora foram os mais rápidos, com o registo de 1m46,121s, deixando Bernardo Sousa e Carlos Vieira (Toyota Supra GR GT4) a dois décimos de segundo e Manuel Gião e Mathieu Martins (Aston Martin Vantage AMR GT4) a cinco.

 

Na segunda sessão, os protagonistas mudaram substancialmente, com Stepan Suslov, Aston Martin Vantage GT4, a assinar a melhor volta, 1m45,722s. O jovem piloto da Mirage Racing deixou Alberto de Martín e Nil Montserrat a apenas um décimo de segundo, tendo os onze primeiros ficado separados por menos de um segundo.

 

Como esperado, o equilíbrio de andamentos é bastante, prometendo qualificações e corridas muito disputadas e entusiasmantes para o público.



Bandeiras vermelhas e tráfego em pista

 

Com tantos carros em pista é quase impossível não haver incidentes ao longo de uma sessão de testes, tendo sido diversos os pilotos que se queixaram de tráfego, sentindo que as suas voltas foram comprometidas.

 

Houve ainda bandeiras vermelhas que causaram alguma disrupção nos programas das equipas, que terão de continuar a preparar o fim-de-semana competitivo na sessão de treinos-livres de amanhã.

 

Na primeira sessão, o Aston Martin Vantage GT4, da nova geração, da Araújo Competição teve um despiste provocando uma longa interrupção, acabando por a pista não ficar pronta para um recomeço. Na segunda sessão, foram três as situações, mas bastante mais curtas, uma vez que foi apenas necessário tirar da gravilha os carros que saíram de pista.

Longa noite para a Araújo Competição

 

O incidente menos benigno foi o protagonizado pelo Aston Martin nº 007 da Araújo Competição, que teve uma saída de pista na Parabólica Interior.

 

O carro inglês acabou por danificado em toda a sua frente, tendo a formação de Lisboa uma longa noite para tentar a reparação de modo que Bruno Pereira e Gonçalo Araújo possam estar presentes na qualificação de amanhã.

 

Numa nota mais positiva, a Aston Martin Racing está presente no Autódromo do Estoril, e continuará nas restantes etapas da temporada, com um camião de apoio técnico, tendo todos os componentes necessários para a recuperação de Vantage.

 

 

Gabriela Correia fica de fora

 

Infelizmente, Gabriela Correia não poderá estar presente no fim-de-semana do Autódromo do Estoril do Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade.

 

A jovem piloto de Braga teve uma saída de pista na prova disputada no Circuito de Jarama, na prova do Supercars Jarama RACE, e a JC Group Racing Team tudo fez para recuperar o Mercedes AMG GT4 a tempo deste fim-de-semana, o que acabou por ser impossível devido ao envio tardio do material proveniente da Alemanha.

 

Tal como a Aston Martin Racing, também a Mercedes AMG e a Toyota Gazoo Racing têm camiões de apoio técnico presentes no Autódromo do Estoril, situação que se manterá para as restantes etapas da época.

 

 

Paddock pronto para o público

 

Hoje ocorreram apenas sessões de testes, tendo o autódromo estado fechado ao público, mas o paddock está já quase pronto para receber os muitos adeptos que se esperam para o fim-de-semana.

 

Para além dos espectaculares camiões das equipas, sempre imponentes e vistosos, poderão ser vistos ainda alguns carros de estrada marcantes da Aston Martin e haverá actividades da NAPA no paddock.

 

Na zona de restauração estará disponível um sofisticado ecrã gigante, onde os adeptos poderão acompanhar todos os momentos das corridas do programa, havendo ainda uma pista de mini-karts para crianças, para que os petizes possam dar as suas primeiras voltas.

 

No domingo, todos aqueles que estiverem no paddock poderão realizar o Pit-Walk for Fans, durante o qual poderão visitar a via das boxes e contactar de perto com pilotos e carros.

 

O acesso à bancada A é grátis, mas os bilhetes de paddock estão já muito perto de esgotar, havendo ainda alguns para aqueles que desejem participar da grande festa que se espera este fim-de-semana no Autódromo do Estoril. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteira do circuito, sendo a entrada para crianças com idades inferiores a 16 anos livre, desde que acompanhadas.






por um adulto.

23 views0 comments

Comments


bottom of page