top of page
Search
Campeonato Portugal Velocidade

Manuel Gião: “Sinto-me como se fosse guiar um GT pela primeira vez”




O Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV)/Iberian Supercars by Hankook, que se inicia este fim de semana (14 e 15) na pista espanhola de Jarama, tem o privilégio de contar na sua lista de inscritos, entre outros nomes de referência, com Manuel Gião, um dos pilotos portugueses de velocidade mais bem sucedidos a nível internacional e que não esconde alguma emoção neste seu regresso ao volante de um carro de Grande Turismo.


“O campeonato vai começar aqui em Jarama e ainda hoje recordo que sou o piloto com maior número de vitórias [26] no Campeonato de Espanha de GT”, começou por considerar o piloto lisboeta, que durante vários anos correu no país vizinho, já depois de um início de carreira nas fórmulas.


“Faz todo o sentido um Campeonato de Velocidade, com carros de GT e de Turismos, como este, entre Portugal e Espanha, uma competição Ibérica que reúna pilotos experientes e outros mais novos, recriando o que aconteceu no passado e com grande sucesso”, acrescentou Gião, que nas últimas épocas se tem dedicado à disputa de competições monomarca no nosso país, onde 2018 é piloto oficial da KIA.


Agora, em Jarama, no arranque do CPV, Manuel Gião sente-se uma espécie de “rookie”, confessando: “Claro que sinto alguma emoção, é como se fosse guiar um GT pela primeira vez. Foram muitos anos a correr com carros de tração à frente, mas este fim de semana terei de voltar aos tração atrás. Quanto a mim, todos são aliciantes de conduzir e até considero que quanto mais potência tem um carro mais fácil se torna a sua condução”.


Para esta primeira jornada da época, o piloto que vai formar dupla com o finlandês Elias Niskanenn no carro número 2, inscrito pela equipa eslovena Lema Racing, prefere não estabelecer objetivos: “A prioridade será tentar adaptar-me o mais rápido possível, e com calma, ao carro, para ver até onde posso ir. Já sei que tenho um bom engenheiro, pois já havia trabalhado com ele várias vezes ao longo da minha carreira, e isso dá-me confiança. Numa pista com as características de Jarama é fundamental ter uma boa tração e para conseguir um bom resultado será determinante encontrar um bom acerto do carro em parceria com o meu colega de equipa. O Campeonato é longo e considero muito importante amealhar pontos em todas as corridas”, concluiu Manuel Gião.

13 views0 comments

コメント


bottom of page